sábado, 6 de abril de 2013

Posicionar Tomar na liderança da estratégia regional do Turismo

Tomar foi recentemente palco de um conjunto de iniciativas de relevo, na área da cultura, onde ganha naturalmente destaque a reunião internacional da “Ordem dos Templários”, a qual deliberou instalar a sua sede virtual no nosso Castelo. A aposta no turismo cultural, como um dos vetores estratégicos de desenvolvimento do concelho de Tomar, tem o seu cerne no reconhecimento da especificidade única, que é o fato de Tomar ser o ponto de contacto entre religiões diferentes – as três religiões do livro, a cristã, a islâmica e a judaica.

Se a isto juntarmos a rede de caminhos de Santiago – percursos que os cristãos utilizaram a partir do século IX para seguir até Santiago de Compostela, na Galiza – e que aqui também terá tido um ponto de passagem e referência, durante parte da Idade Média, devido à existência da estrada Romana que ligava Olissipo a Bracara Augusta, mais razões temos para potenciar os elementos históricos quer de cariz religioso como mundano no contexto do turismo cultural. a bém.

A aposta nesta vertente impulsiona, certamente, o surgimento de outro tipo de comércio, serviços e indústrias, dando visibilidade ao concelho na sua totalidade, atendendo a que o mesmo tem um vasto património histórico e arquitetónico em toda a extensão, que terá que ser recuperado, aproveitado e publicitado, aproveitando inclusivamente projetos desenvolvidos pelo Instituto Politécnico. Neste campo e a partir desta riquíssima oferta pré-existente, em termos de património histórico, há que aumentar o fluxo de turistas, em articulação com diversos parques de campismo e facilitação da instalação de novas unidades hoteleiras.

Na minha perspetiva, enquanto candidata a Presidente de Câmara, apoiada pelo Partido Socialista, Tomar ao nível da oferta, tem dois fenómenos únicos, que urge valorizar. O convento de Cristo e a Festa dos Tabuleiros, daí que o PS tenha apresentado e desenvolvido, ao longo da última década, um conjunto de medidas a empreender pelo Município de Tomar, no sentido de valorizar a oferta pré – existente, entre as quais destaco as seguintes:

- Valorizar a atuação sobre o património material e imaterial do concelho, através da dinamização económica da Festa dos Tabuleiros, da Rota Arqueológica Romana do Concelho e dos Edifícios de valor Patrimonial Classificados no PDM, entre os quais o ex-Convento de Santa Iria;
 
- Repor, a nível de planos de ordenamento a possibilidade de criação em Tomar de Centros de Estágios Desportivos, Pousada de Juventude e Museu da Industria, onde o programa de musealização da intervenção na Levada pode atingir um nível emergente;

- No quadro das Competências do Município, garantir o retorno económico direto da acessibilidade ao Monumento Património Mundial – o convento de Cristo – fomentando e facilitando a realização de eventos que tirem partido da sua existência;

- Desenvolver os protocolos existentes com o Instituto Politécnico, na integração do saber existente para a valorização e intervenção do Município nas áreas da cultura, turismo, museus e património;

- Dar efetiva concretização, aos esforços já realizados para, em articulação com o Instituto Politécnico e o Convento de Cristo, a implementação e dinamização, em Tomar, de uma Escola de Artes e de um Centro de Estudos da Ordem dos Templários;

- Reformular o sistema de apoio ao associativismo, por forma a valorizar a capacidade endógena instalada no concelho, com especial incidência nas áreas do Teatro, Música, Expressão Corporal (Desportiva e Artística) actividades outdoor e etnografia;

Há que aproveitar a existência de potenciais centros de lazer no concelho, como as Barragens do Carril e do Castelo de Bode, o Rio Nabão, o Turismo Religioso e Cultural e ainda o Centro de Ensino Médio e Superior e os Polos de Formação Profissional que é premente valorizar.

Sendo um dos principais problemas do concelho a falta de emprego, há que implementar medidas facilitadoras da criação e expansão de empresas e ainda de diversificação do tecido empresarial. Enquadra-se nesta linha de ação a via verde do investidor, onde também o turismo pode e deve assumir um importante papel na criação de empregos.

Crucial neste contexto é ainda a urgente garantia de acessibilidade a todos os monumentos e espaços visitáveis já existentes e a criação de novos atrativos, onde a concretização de um espaço para exposição permanente de parte da coleção de brinquedos que se encontra protocolada com o Município desde 2009, devidamente acompanhada sob o ponto de vista científico por entidade idónea de âmbito universitário, ou a feitura de um bom projeto de musealização para a Levada, em que o mesmo nível de exigência científica, se torna indispensável. Ilógico e prejudicial é continuarmos a assistir ao encerramento dos monumentos, à ausência de acompanhamento e atenção devida aos eventos desenvolvidos no nosso concelho, sejam eles culturais ou desportivos. Deverá de igual modo proceder-se a uma integração de novos conceitos de pequena hotelaria e do turismo gourmet de modo a poder corresponder às exigências de diferentes públicos!

Há futuro para Tomar e com a Mudança que desejo protagonizar, creio poder mobilizar o que temos de melhor, para colocar Tomar também na liderança regional do Turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A candidata apela a um uso digno do comentário, como fomento de um Concelho em linha com os seus pergaminhos históricos e culturais.