segunda-feira, 22 de abril de 2013

REGENERAÇÃO URBANA EM TOMAR: AS PESSOAS MERECEM MAIS

Augusto Barros, Anabela Freitas e Rui Paulo Figueiredo, Foto Vidal Bizarro
Determinada no conjunto de iniciativas que tem vindo a promover, Anabela Freitas, candidata à Presidência da Câmara Municipal de Tomar, levou a efeito um debate sobre “Regeneração Urbana e Mobilidade” na sede da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais com a participação do deputado Rui Paulo Figueiredo, da Comissão de Parlamentar de Economia e Obras Públicas, e acompanhada por Augusto Barros candidato apoiado pelo Partido Socialista à nova freguesia urbana.

A temática que, por si já justificava o interesse da comunidade e dos participantes, acabou por ganhar uma relevância adicional pelos contributos dados por R.P. Figueiredo ao atribuir maior amplitude ao conceito de regeneração, ao ajustá-lo num padrão de reequilíbrio da cidadania e que se sustenta não só no quadro da recuperação do espaço edificado urbano, mas igualmente de dinamização social e económica em que o eixo fulcral reside nas pessoas, construtoras e utilizadoras de espaços habitacionais e empresariais, numa complementaridade que deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Ciente que as condições atuais não permitem grandes fantasias, R.P. Figueiredo foi pragmático a definir os apoios comunitários como um importante meio para atingir os fins.

Anabela Freitas, que apresentara a temática com uma exposição muito ampla, numa vertente concelhia e não apenas citadina, reforçou na sua intervenção as convicções presentes na ideia sua de estabelecer parcerias e envolver diferentes atores sociais, contribuindo para a criação de redes de influência. No seu entender, os obstáculos que são muitos, não podem ser superados com promessas inviáveis nem com apatia generalizada, mas sim com o envolvimento de todos. A cidade e o concelho têm de puxar no mesmo sentido, trabalhando com as pessoas e para as pessoas. As diculdades económicas e de outros recursos, não podem ser entrave a uma atitude mais proativa e determinada na resolução dos problemas e na criação de oportunidades e horizontes à comunidade. As pessoas merecem do trabalho e atitude do município mais do que o que lhes tem estado a ser dado.
 
Vincou ainda Anabela Freitas, quanto ao uso de verbas comunitárias, querer aproveitar esses recursos utilizando-os com eficácia e eficiência, de modo a redirecionar para os cidadãos aquilo que, quer por inação quer por opções de utilidade duvidosa, tem constituído um desperdício nos últimos anos.

Anabela Estanqueiro, António Carvalho, Augusto Barros e Joana Nunes, Foto Vidal Bizarro
Augusto de Barros na sua explanação elogiou a candidata sublinhando que é nas pequenas coisas que reside a grande Mudança. A estratégia de desenvolvimento sustentável, desde 2004 assumida pelo PS como a matriz para o desenvolvimento do Concelho, consta desde 2011, como a MISSÃO do Município. A regeneração urbana, ao equilibrar, quer os fatores reconstrutivos, com o respetivo equilíbrio ambiental das intervenções, levando em linha de conta o necessário equilíbrio social a cuidar nestas intervenções urbanas, a realizar na Cidade e nas Aldeias do Concelho.

O debate que se seguiu permitiu retratar realidades bem conhecidas e tirar algumas dúvidas que poderiam ter persistido na assistência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A candidata apela a um uso digno do comentário, como fomento de um Concelho em linha com os seus pergaminhos históricos e culturais.